REFLEXÃO COMPARATIVA SOBRE A 2ª GUERRA MUNDIAL



A partir de 1941, enquanto a URSS lutava praticamente sozinha contra a quase totalidade do poderio alemão, GB, CAN, AUS, NZ, IND, EUA e FR enfrentavam o *Afrika Korps “ do então Coronel-General Rommel e a infantaria italiana (200 mil homens) sob seu comando, em operação que era uma fração daquela que envolvia a Rússia. *Korps/Corpo – Unidade militar comandada por um Gal. de Corpo, (acima de Gal. de Divisão e abaixo de Gal. de Exército). No III Reich, tinham efetivo entre 30 e 80 mil homens, dependendo da arma (panzer, infantaria, etc.). Compõe as forças de EUA, RUS, FR, GB, China.... Inexiste no Brasil.

O Dia D - Em 06/06/44, o Exército Vermelho, num front que chegou a abranger quase 20 milhões de homens (inclusos os aliados da Alemanha), após ter avançado quase 2.000 km e liberado o território soviético, destruído a nata do exército alemão, liquidado sua capacidade ofensiva (só era capaz de se defender), já estava a pouco mais de 600 km de Berlim, e salvo algo improvável, já tinha a guerra ganha. O inimigo mantinha uma defesa obstinada, pois como tinham imposto até aqui uma guerra de aniquilação, temiam a revanche. Como no ocidente a guerra fora mais civilizada, boa parte das forças não nazistas do Reich achavam ser de bom senso um afrouxamento frente aos aliados ocidentais.

Para aguardar o desembarque na Normandia, estavam acantonadas na região que ia até Calais (onde se esperava o desembarque), praticamente só tropas de reserva, conscritos, paramilitares e duas divisões Panzer. Quanto a Luftwaffe, só estava disponível para a defesa do território alemão e para o enfrentamento da ofensiva soviética (no Dia D, só 2 caças alemães apareceram para o combate – vejam na superprodução O Mais Longo dos Dias, de 1962). Situação análoga viveram os pilotos brasileiros da FAB nos céus da Itália, onde jamais encontraram um caça alemão para combater. Quase todo o poderio alemão estava do lado de lá.
Emile Bian

CURIOSIDADES:
. Os 2 caças mais produzidos da II GM – o Sturmovik IL-2, e os YAK
. O YAK-3 foi considerado por muitos especialistas, melhor que o P-51 Mustang e o Spitfire, melhores caças dos EUA e da GB, respectivamente.
. O Lavochkin La-5 era o caça pilotado pelo Ás dos Ases dos aliados da II Guerra Mundial, Ivan Kozhedub.
. O YAK 1B, o caça da maior Ás de todos os tempos, Lydia Litvyak.
. O T-34, o tanque avaliado pelos 2 maiores mitos das Panzer, Guderian e von Kleist, como “o melhor do mundo”.
. 90% dos efetivos alemães foram aniquilados pela URSS.
. O Dia D foi um desembarque de grandes proporções. Para que fosse uma grande batalha, os alemães careciam de força na região.
. Mega batalhas no séc. XX, só ocorreram na II GM na Rússia e na França (em 1940, quando ela foi arrasada). Na I GM, entre o exército Francês, o Britânico, e o Império Alemão.
. Perdas navais consequência do Dia D, em todo o mês de jun/44.(dentre os 700 navios militares aliados), por torpedos e aviões.
Embarcações de Grande Porte (Encouraçados, Cruzadores) - 0
Embarcações de Médio Porte (Fragatas, Destroyers, Corvetas)- 5

. Baixas (Mortos, desaparecidos, inválidos), na luta contra o III Reich:
URSS 10.000.000          Alemanha 5.500.000
GB 350.000
FR 200.000
EUA 180.000


P.S. Informação errada (???) de um convidado em documentário do History 2 quanto ao ilógico deslocamento de tropas da Rússia para a Sicília às vésperas da Batalha de Kursk (1943), na realidade se refere a um grupo de recrutas, na França, que em vez de ser enviado para a URSS, o foi para a Itália (Operation Citadel). A Wikipedia (em português) inverte (???) em Operação Cidadela, a frase “Os atuais historiadores descartam a possibilidade de que a ofensiva soviética (???) pudesse ter sido bem sucedida” em vez de ofensiva alemã, como consta em todas as línguas pesquisadas.

Emile Bian





  Fechar