VICTOR MEIRELLES (1832-1903), catarinense com especialização na Itália e na França e, PEDRO AMÉRICO (1843-1905), paraibano com especialização na França, pintores que produziram as obras mais marcantes do ACADEMISMO (ou Academicismo), expressão que melhor traduziu o período de vigencia da implantação do padrão europeu de política cultural no Brasil, à partir da chegada, em 1816, da MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA e da criação da ESCOLA REAL DE CIÊNCIAS, ARTES E OFÍCIOS (sucedida pela ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, que na República tornou-se ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES), que norteou as ações nacionais nesta área, até a sua absorção em 1931 pela UFRJ.
Neste período, a ARTE BRASILEIRA se desenvolveu sob a égide do NEOCLASSICISMO, calcada na pintura de temas HISTÓRICOS, o que exigia grande domínio e aperfeiçoamento técnico, em telas de grande efeito estético e forte escopo educativo e apelo patriótico.

POLÊMICA: Discute-se muito ainda, o EVENTUAL plágio cometido por PEDRO AMÉRICO na tela "O GRITO DO IPIRANGA" (1888), relativamente à obra "1807, FRIEDLAND" (1875), de autoria do pintor autodidata francês de temas napoleônicos, ERNEST MEISSONIER (1815-1891), pertencente ao acervo do Metropolitan Museum of Art - NY.
Emile Bian

https://metmuseum.org/Collections/search-the-collections/437052





  Fechar