ARTEMISIA GENTILESCHI (1593-1654), excepcional pintora do BARROCO italiano, e primeira mulher a ser admitida na prestigiosa Academia de Artes de Florença, contemplava temas históricos e religiosos, com suas heroínas normalmente sendo inspiradas fisicamente nela.
Fortemente influenciada por CARAVAGGIO (1571 - 1610) e por seu pai Oracio GENTILESCHI (1563-1639), da corrente CARAVAGISTA, iniciou sua carreira em Roma, passou por Florença, Veneza, Nápoles e Londres (três anos), antes do retorno definitivo à Itália.
Teve os MÉDICI e CARLOS I da Inglaterra como MECENAS e entreteve estreita amizade com GALILEU Galilei.

JUDITE DECAPITANDO HOLOFERNES (1620), óleo sobre tela em que a heroína toma emprestada, como de hábito, as feições da artista, e o vilão (o general assírio), as do ajudante do seu pai, o pintor Agostino TASSI (1580-1644), seu estuprador na vida real.
Para comprovar as suas acusações (pois como mulher, não era plenamente confiável) foi legalmente torturada, conforme os costumes da época.
Interessante notar não só a determinação, mas também, o prazer de JUDITE em consumar o seu ato, afinal, o "condottiero" assírio era... Agostino TASSI!!!

Tânia Bian





  Fechar