O ato final do GÖTTERDÄMMERUNG (Crepúsculo dos Deuses) do alemão RICHARD WAGNER (1813/83), a quarta ÓPERA (DAS RHEINGOLD, DIE WALKÜRE e SIEGFRIED as três outras) da saga DER RING DES NIEBELUNGEN (O Anel do Nibelungo), um dos pontos mais altos da MÚSICA, teve o inicio da sua feitura em 1848 e sua conclusão em 1874.

BIRGIT NILSSON (1918/2005), SOPRANO DRAMÁTICA* sueca, sucessora da norueguesa KIRSTEN FLAGSTAD (1895/1962), com quem dividiu o pódio de maior em sua especialidade no século XX, assinou este registro. A WIENNER PHILHARMONIKER, sob a batuta do húngaro GEORG SOLTI (1912/97), posteriormente SIR (ao adotar a nacionalidade Britânica), completou esta gravação em que a espontaneidade se fez presente, e, a força, a beleza e o sublime estiveram à flor da pele.
*A classificação de SOPRANO WAGNERIANA, apesar da limitação do termo (já que ambas dominavam o repertório de GIACOMO PUCCINI [1858/1924] com grande maestria), me soaria mais adequada. Já no sentido inverso (do BEL CANTO a WAGNER, passando por PUCCINI), só a grega MARIA CALLAS (1923/77) se sentia realmente à vontade.

Emile Bian






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