Sandro BOTTICELLI (1445-1510), da Escola FLORENTINA RENASCENTISTA, um dos Grandes da ARTE OCIDENTAL, teve a sua memória condenada ao OSTRACISMO por quase quatro séculos.
Aprendiz de Fra FILIPPO LIPPI (1406-1469) e Andrea del VERROCHIO (1435-1488), foi influenciado por MASACCIO (1401-1427) e pintou temas mitológicos e retratos (reais ou da antiguidade clássica).
Teve os MÉDICI como mecenas, em particular, LOURENÇO, O MAGNÍFICO (1449-1492), em cuja corte, se beneficiou, em todos os sentidos, das amizades do filósofo e teólogo PICO della MIRANDOLA (1463-1494) e do humanista Angelo AMBROGINI (1454-1494).
Em Roma, atendendo ao Papa SISTO IV, participou da decoração das paredes laterais da CAPELA SISTINA.
De retorno a Florença, tornou-se discípulo do padre e intelectual Girolamo SAVONAROLA (1452-1498), que foi quem transformou aquela Cidade-Estado em uma teocracia, e foi por isso executado.

A PRIMAVERA (c. 1482), pintura de têmpera sobre madeira, constrói uma alegoria, cujas figuras femininas (FLORA, CLORIS e as TRÊS GRAÇAS, estas sob a mira do CUPIDO), encimadas por VENUS e ladeadas por MERCÚRIO e ZÉFIRO, remetem à Mitologia clássica, e estão enquadradas pelas laranjeiras floridas da estação.

Emile Bian





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