Jean Baptiste DEBRET (1768-1848), desenhista e pintor, sobrinho do líder da ESCOLA NEOCLÁSSICA, Jacques Louis DAVID (1748-1825), foi o mais conhecido membro da MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA de 1816, responsável pela fundação da ACADEMIA REAL DE CIÊNCIAS, ARTES E OFÍCIOS.
Professor de PINTURA HISTÓRICA na ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, em 1828 assumiu a sua direção, posição em que permaneceu até o retorno ao seu país, em 1831. Em 1829, foi responsável pela primeira exposição de artes do Brasil.
Foi o autor de "VOYAGE PITORESQUE ET HISTORIQUE AU BRÉSIL", em 3 volumes (1834/9), documento fundamental sobre o ambiente local, físico e humano, que abordou os usos e costumes de todos os extratos sociais da época, INCONTORNÁVEL para a compreensão das nossas origens como POVO.
Sua arte, inequivocamente NEOCLÁSSICA (vide link abaixo), já se apresentava em lenta transição para o ROMANTISMO, no final da sua carreira.
Foi o autor das BANDEIRAS do Reino e do Império do Brasil (1º e 2º reinados), sobre as quais, está baseado o PAVILHÃO NACIONAL da República (vide link abaixo).
Emile Bian


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Debret_-_Premiere_distribution_des_decorations_de_la_Legion_d%27honneur.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolução_da_bandeira_do_Brasil





  Fechar