Antoon VAN DYCK (1599/1641) o grande RETRATISTA flamengo do período BARROCO, foi também pintor de temas religiosos e mitológicos.
No inicio de carreira, na Antuérpia, à época Países Baixos Espanhóis, teve o apoio de Piet Paul RUBENS, que o tinha como seu melhor discípulo. Do seu aristocrático mentor, além da técnica, absorveu as maneiras elegantes e fidalgas.
Em 1621 transferiu-se por seis anos a Gênova - Itália, onde completou a sua formação e pode se debruçar, principalmente, sobre a obra de TICIANO.
Já de retorno à Flandres, em 1632, aceitou o convite do Rei da Inglaterra, CHARLES I, STUART, e se transferiu para Londres. Como PRIMEIRO PINTOR DA CORTE, foi elevado a Cavaleiro (Sir), manteve uma vida em grande estilo, se tornou “o querido” da aristocracia, e influenciou os que vieram depois dele, até o final do século XVIII.

SINT MAARTEN VERDEELT ZIJN MANTEL (São Martinho dividindo o seu manto) são três óleos em que o Santo apresenta as feições do artista, e o cavalo, de raça Brabançonne, que na vida real era o seu (presente de RUBENS).
A primeira tela foi pintada em Zaventem/Bruxelas c. 1618, e ainda se encontra lá, na IGREJA DE SÃO MARTINHO. A segunda, a aqui enfocada (1620/1), pertence à COLEÇÃO REAL BRITÂNICA e a terceira (1625/8), compunha o acervo do BANCO EUROPEU – BRASIL.

Emile Bian





  Fechar