GODOFREDO DE BULHÃO (1061-1100), legendário CAVALEIRO FRANCO descendente do Imperador CARLOS MAGNO (742-814), Duque da Baixa-Lorena e Seigneur (Lorde) de Bouillon, tornou-se o LÍDER MAIOR da 1ª CRUZADA, convocada em 1095 no CONCÍLIO de CLERMONT-Ferrand, pelo Papa URBANO II (1042-1099).
Vitorioso, recusou a COROA do recém criado REINO LATINO DE JERUSALÉM que lhe foi oferecida, por ninguém a merecer mais do que ele, já que declinava “cingir uma coroa de ouro onde o REI DOS REIS cingiu uma de espinhos”.
Um dos mais temidos e admirados CAVALEIROS da cristandade, respeitado mesmo pelos muçulmanos por sua honradez e caráter (jamais autorizou ou participou dos famigerados massacres de sarracenos em nome da fé), foi adotado pela jovem nação belga (formada em 1830), como seu HEROI NACIONAL.
Seu nascimento foi considerado em Baisy-Thy, na província belga do Brabant-Wallon, quando na realidade, o grande CRUZADO provavelmente era originário de Boulogne-sur-Mer, na França. Já suas terras, ocupavam quase todo o território da Bélgica atual, e o CHÂTEAU DE BOUILLON nelas ainda se encontra.
EUGÈNE SIMONIS (1810-1882), escultor natural de Liège/BEL com formação também na Itália, foi o criador desta ESCULTURA EQUESTRE (1848), localizada na PLACE ROYALE de BRUXELAS.
Emile Bian





  Fechar