Vincent van GOGH (1853/90), foi um pintor PÓS-IMPRESSIONISTA holandês, que se inspirou no IMPRESSIONISMO e no PONTILHISMO e foi precursor do EXPRESSIONISMO.
Admirou seus compatriotas REMBRANDT, HALS e MAUVE, além de DELACROIX e MILLET, inspirou-se nos franceses MONTICELLI, MONET, CÉZANNE, DEGAS e SIGNAC e também no japonês HIROSHIGE, e foi influenciado por GAUGUIN, BERNARD e van RAPPARD.
Contou com o apoio incondicional, emocional e financeiro, do irmão, “marchand” de sucesso que se deslocou para a Cidade Luz, onde, afinal, tudo acontecia, e que se tornou uma peça importante no mundo artístico da época.
Seu fracasso em vida, após o grande sucesso de uma primeira exibição póstuma na Paris de 1901, realizada com o apoio de JOHANNA van GOGH – BONGER, viúva do irmão THÉO* (1857/91), com telas suas, de GAUGUIN, DEGAS, TOULOUSE-LAUTREC, BERNARD e outros, iniciou a transição para a imagem definitiva: a de maior artista desta pequena nação culta, juntamente com REMBRANDT (1606/69), e um dos maiores que a civilização produziu até os nossos dias.
* THÉODORE sobreviveu VINCENT por meros seis meses, e se foi, fulminado por profunda depressão e confusão mental. Está enterrado ao seu lado, em AUVERS SUR OISE – FR.

NOITE ESTRELADA SOBRE O RÓDANO (1888)
Retrata ARLES - FR à noite, onde vivia, ainda dentro de certa normalidade (o casal de namorados, abaixo à direita, atesta isso).

A NOITE ESTRELADA (1889)
Internado no asilo de SAINT REMY DE PROVENCE - FR, com a saúde mental já abalada, pinta o que vê através da sua janela.

Telas de estreito parentesco, pertencentes ao restrito grupo daquelas consideradas as mais importantes do autor.

Emile Bian





  Fechar