Francesco HAYEZ (1791-1882), expoente maior do ROMANTISMO HISTÓRICO italiano, deixou diversas composições e painéis sobre a Idade Média e a Renascença em estilo TROUBADOUR, alegorias políticas e retratos.
Foi influenciado pelos franceses INGRES e DELACROIX, atingiu grande prestígio em vida, e assumiu a direção da ACADEMIA DE BRERA em Milão (1850), onde hoje se concentra parte expressiva da sua obra.

IL BACIO (O Beijo), de 1859, óleo encomendado pelo Visconde de Saliceto, e doado post-mortem à ACADEMIA, foi a primeira e mais importante das quatro versões criadas por ele.
Obra universalmente apreciada, retrata a paixão de um casal medieval de ENAMORADOS, em um ambiente de tensão e perigo (a ameaçadora porta à esquerda...).
Trata-se de uma alegoria à aliança do PIEMONTE de VITTORIO EMANUELE II, com a FRANÇA de NAPOLEÃO III, pelo Tratado de Plombières de 1858, visando confrontar o Império AUSTRO -HÚNGARO, a independência e a unificação da ITALIA, sob a coroa dos SAVOIA.
A vitória na Batalha de MAGENTA (04.06.59), e a posterior entrada triunfal dos dois soberanos em MILÃO (08.06.59), foi seguida da apresentação do quadro em BRERA, três meses após.
Emile Bian





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