A Caverna de LASCAUX – França, obra do HOMEM de CRO-MAGNON, ramo altamente desenvolvido do HOMO SAPIENS, provavelmente um SANTUÁRIO, com suas excepcionais manifestações de ARTE RUPESTRE do PALEOLÍTICO (17.000 A.P.), é, ao lado de ALTAMIRA - Espanha, o que de mais impressionante foi encontrado até aqui no gênero.
Descoberta em 12.09.1940 por quatro adolescentes, imediatamente passou a ser estudada, autenticada e descrita pelo arqueólogo, antropólogo, etnólogo e geólogo francês HENRI BREUIL (1877-1961), a maior autoridade mundial em PRÉ-HISTÓRIA da sua época, que a denominou de “CAPELA SISTINA DO PERIGORDIANO”.
Localizada em terras privadas, foi explorada comercialmente até 1963, quando, visando a sua integridade, principalmente pelos danos causados pelo gás carbônico emanado da respiração dos visitantes, foi finalmente fechada ao público.
Uma RÉPLICA PERFEITA de parte do conjunto (LASCAUX II), a 200m do sitio original, foi aberta em 1983, que desde então tem recebido um afluxo médio de 300 mil visitantes/ano (encontra-se em restauração, até meados de 2014).
No parque de THOT, ao lado de MONTIGNAC (a poucos minutos da GRUTA), muitas outras reproduções fiéis, também merecem visitação.
Emile Bian





  Fechar