BERTHE MORISOT (1841-1895), a grande pintora IMPRESSIONISTA, era egressa de uma família da alta burguesia francesa, sobrinha-neta de Jean Honoré FRAGONARD (1732-1806) e esposa do irmão de MANET.
Aluna de COROT e MILLET, sua marca registrada foram cenas intimistas, internas e externas, sempre abordadas com muita delicadeza e luminosidade.
Admirada por seus colegas (MONET, RENOIR, SISLEY, PISSARO e DEGAS), com eles compôs os ARTISTES ANONIMES ASSOCIÉS, grupo de vanguarda que foi o embrião do MOVIMENTO IMPRESSIONISTA.
Sofreu a influência de COROT (tons leves e claros), MANET e RENOIR (já no fim da vida, quando passou a pintar em tons mais vivos e definidos).
Respeitada por toda a intelectualidade estabelecida na França, através do amigo Stéphane MALLARMÉ, foi introduzida e muito bem acolhida pelo mundo literário da Cidade Luz.
Deixou 400 óleos, aquarelas e pastéis.

LE PSYCHÉ (A Psique), de 1876, óleo sobre tela que mostra uma mulher frente a um espelho estilo Império (de propriedade da artista, hoje no Museu Marmottan – Paris), se vestindo.

Emile Bian





  Fechar