Auguste RODIN (1840-1917), escultor francês que revolucionou a ESCULTURA pela aplicação de FORMAS LIVRES jamais empregadas, daí ser considerado o PAI DA ESCULTURA MODERNA, participou daquele grupo de artistas geniais RECUSADOS pelo SALÃO DE PARIS de 1865. Aceito dez anos mais tarde, não obteve nenhum reconhecimento especial.
Seu VANGUARDISMO não implicava em ruptura com o passado, e, em 1876, viajava à Itália para estudar in loco a obra de DONATELLO (1386-1466) e MICHELANGELO (1475-1564), por quem nutria fervorosa admiração.
O sucesso e o reconhecimento o alcançaram no início da década de 1880, e em 1883 conheceu CAMILLE CLAUDEL (1864-1943), bela mulher de temperamento fogoso e TALENTO EXCEPCIONAL, que se tornou sua COLABORADORA, MUSA e AMANTE, além de influência visceral no seu trabalho até 1898, quando do seu rompimento definitivo.
Seus últimos anos foram cercados de HOMENAGENS e GLÓRIA sem limites, a nível universal.
Emile Bian

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