J M W TURNER (1775-1851), pintor, aquarelista e gravador britânico da escola ROMÂNTICA, cognominado de "o pintor da luz", foi um dos precursores do IMPRESSIONISMO, com seu compatriota, o paisagista John CONSTABLE (1776-1837).
Especializou-se em paisagens (principalmente as marítimas, com fantásticos reflexos de luz) e temas mitológicos, tendo sido influenciado pelos holandeses Willem van de VELDE e Aelbert CUYP, e pelos franceses Claude LORRAIN e Nicolas POUSSIN.
Extremamente produtivo, deixou 550 óleos e 2.000 aquarelas.

THE FIGHTING TEMERAIRE (1839), óleo sobre tela que enfoca a agonia, ou seja, o reboque rumo à sucata, em 1838, do glorioso HMS TEMERAIRE, de 98 canhões, protagonista do maior feito das armas britânicas na história: a soberba vitória naval sobre a Armada Napoleônica, na vital batalha de TRAFALGAR, em 1805.
Este quadro foi consagrado como O FAVORITO DA NAÇÃO, segundo pesquisa realizada em 2005 pela BBC.
Lorde Horatio NELSON (1758/1805), artífice desta retumbante vitória sobre a Esquadra comandada pelo discutido Almte. Pierre de VILLENEUVE* (1763/1806), que tão bem soube explorar a inferioridade numérica de 27 x 33 belonaves a favor do inimigo, foi também escolhido o maior líder militar britânico de todos os tempos (pesquisa BBC - 2002).
*A Revolução Francesa decapitou os escalões superiores da aristocrática Marinha Nacional, que, contrariamente ao Exército, não conseguiu plenamente se recompor.
No último grande confronto dos dois rivais pré-Revolução, se deu a grande vitória naval francesa na Batalha de CHESAPEAKE (1781), que lhes garantiu o controle da costa americana e isolou o exército britânico da metrópole (deixando-o, portanto, sem acesso a suprimentos e reforços). Daí, a sua capitulação DEFINITIVA na derrota frente as forças franco-americanas na Batalha de YORKTOWN (1781), e a consequente independência "de facto" dos EUA.
Emile Bian





  Fechar