TIZIANO Vecellio (1488-1576), o festejado pintor da ESCOLA VENEZIANA RENASCENTISTA, foi aluno dos irmãos BELLINI, GENTILE (1429-1507) e GIOVANNI (1430-1516), quando foi colega de Giorgio da Castelfranco, o GIORGIONE (1477-1510).
Especializou-se em temas mitológicos, gregos e religiosos, paisagens, retratos e nus, que escandalizaram a Igreja e os fiéis, mas não abalaram o seu grande prestígio junto aos Papas.
Seu colorido era suntuoso, com predomínio do vermelho.
Recebeu honras inéditas para a época, tendo sido elevado a Conde Palatino e a Cavaleiro da Espora de Ouro pelo Imperador CARLOS V, em 1533, e a Cidadão Romano pelo Papa PAULO III, antes de retornar a Veneza.
Sofreu influência de MICHELANGELO e GIORGIONE, e influenciou desde seus contemporâneos TINTORETTO e VERONESE, até DELACROIX no século XIX, passando por VAN DYCK, POUSSIN, VELÁZQUEZ, REMBRANDT, MURILLO, WATTEAU, TIEPOLO e REYNOLDS.

A VÊNUS DE URBINO (1538) é um óleo sobre tela encomendado por Guidobaldo della Rovere, Duque Herdeiro de URBINO, que inspirou MANET na criação da "OLYMPIA" (1863), e que por sua vez, foi inspirada na VÊNUS ADORMECIDA (1508/10) de GIORGIONE, que foi terminada pelo próprio TICIANO, devido a morte precoce do seu autor.

Tânia Bian





  Fechar