Diego VELÁZQUEZ (1599-1660), o grande pintor BARROCO da Corte de FELIPE IV de Espanha, deixou cerca de 120 quadros e desenhos, principalmente RETRATOS da Realeza e dos Grandes do Reino, e TELAS DECORATIVAS para os aposentos reais.
Realizou duas viagens à Itália, principalmente para apreciar a obra de TINTORETTO, TICIANO e VERONESE, e em vida atingiu um prestígio imenso que foi seguido de certo ostracismo post-mortem, já que quase toda a sua obra se encontrava em palácios pouco acessíveis ao público.
"Redescoberto" pelos IMPRESSIONISTAS, para quem se tornou uma referência maior (MANET, que era maravilhado pela sua arte, e RENOIR, se deslocaram a Madri, para apreciar sua obra), daí o apogeu do seu prestígio ter ocorrido no período 1880-1920, auge do IMPRESSIONISMO.
No século XX, esta reverência contagiou PICASSO, que interpretou AS MENINAS em estilo CUBISTA, BACON e DALÍ que também realizaram trabalhos sobre a sua obra, e até o cineasta JEAN LUC GODARD, que lhe fez um enaltecimento, em PIERROT LE FOU (1965).
AS MENINAS (1656), uma tela de grande complexidade de planejamento e execução, e das mais importantes já realizadas, enfoca a Infanta MARGARITA TERESA d'AUSTRIA nos seus aposentos, cercada de múltiplas personagens, inclusive o pintor, de pé, ao retratar seus pais, os Reis de Espanha, refletidos no espelho do fim da sala.
Emile Bian






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