WASHINGTON CROSSING THE DELAWARE (Washington atravessando o Delaware) de 1851, é uma tela do pintor ROMÂNTICO especialista em temas históricos, de nascimento e formação alemã, EMANUEL LEUTZE (1816-1868), fortemente ligado aos EUA, país da sua morte.
A cena enfoca o Gal. GEORGE WASHINGTON (1732-1799), qual CESAR ao cruzar o RUBICÃO (ALEA JACTA EST), no anoitecer do dia de Natal de 1776, numa má fase, depois de derrotas importantes (inclusive a perda de Nova Iorque), ao arriscar o TUDO OU NADA.
A travessia se deu com o rio quase congelado, e das três colunas previstas (5.400 homens), uma só, com 2.400, teve sucesso.
Quando não mais se acreditava na capacidade de iniciativa do EXÉRCITO CONTINENTAL, um regimento mercenário alemão, de HESSE, a soldo dos ingleses (1.400 homens), no amanhecer do dia 26 de dezembro, foi surpreendido em TRENTON/NOVA JERSEY, e vencido com autoridade.
Ao custo de meras quatro baixas, uma grande VITÓRIA ESTRATÉGICA foi obtida, principalmente no tocante ao moral das 13 Colônias, até então, extremamente pessimista, como também, quanto à liderança militar do futuro Presidente, agora, absolutamente consolidada.
A tela original (1850), pertencente ao acervo do KUNSTHALLE - BREMEN, foi destruída por um bombardeio da RAF em 1942, na 2ª Guerra Mundial (parece ter sido a última vingança britânica quanto à Revolução Americana???).
A segunda tela (1851), CÓPIA FIEL da original, inclusive nas proporções, deu entrada no METROPOLITAN MUSEUM OF ART - NY em 1897, onde permanece até os dias atuais.
Emile Bian





  Fechar