A História Rescrita

A excelente sessão HÁ UM SÉCULO NO CORREIO DO POVO (pesquisa e edição de Renato Bohusch) publica sob uma foto dos “quatro grandes” – o premier francês Georges Clemenceau (ao centro,com o grande bigode), o inglês David Lloyd George (em uma lateral), o italiano Vittorio Orlando (ao centro), e o presidente estadunidense Woodrow Wilson (na outra lateral, o mais alto), um “telegrama” sobre as comemorações em 25.11.1918, relativas à vitória dos Aliados na 1ª Guerra Mundial, em Cruz Alta - RS, espelho de outras tantas ocorridas por todo o Brasil.

Segundo o texto redigido fazem 100 anos, chama atenção em um RS onde a influência da colonização francesa era próxima de zero, que os nomes aclamados pelo povo nas ruas foram os do Mal. de França, Generalíssimo Ferdinand Foch (Comandante em Chefe dos Aliados), e o do Primeiro Ministro da França, Georges Clemenceau, e nenhum outro.

Se a mim coubesse acrescentar um terceiro, citaria o Mal. de França Joseph “Papa” Joffre, brilhante comandante em chefe do maior e mais eficaz exército, e aquele que mais sofreu baixas dentre os aliados, enquanto durou o conflito (1914/18).

Nos dias atuais, parece que a mídia "patriótica" decretou que o conflito foi ganho por outros, apesar do Tratado de Versailles (1919) ser claramente uma vingativa imposição de Georges Clemenceau (de onde ele tirou tamanha força, se não da vitória das suas armas?), para se contrapor ao bom senso de Woodrow Wilson e David Lloyd George.

Não nos esqueçamos também, que Hitler odiava a França (que foi quem humilhou a Alemanha), não a Inglaterra, nem os EEUU.

O prestígio do exército francês era tão grande, que o exército brasileiro (e muitos outros) foi reorganizado com base nele (Missão Militar Francesa de 1919), e sua influência só foi substituída pela norte-americana, já na 2ª Guerra Mundial.

Fotografia restaurada, mostrando o Mal. Foch recebendo, em nome dos Aliados, a rendição da Alemanha (11/11/1918) no famoso vagão de Compiègne, em que 22 anos depois, Hitler devolveria a humilhação.

Emile Bian



  Fechar