A História Rescrita

Pesquisa e edição: Renato Bohusch
Correio do Povo em 11 de maio de 1919.

Para sua reflexão:

1.Teria sido a interveção norte-americana nos meses finais da I Guerra Mundial menos decisiva que nos fazem crer hoje, afinal o Presidente Wilson não conseguiu fazer prevalecer suas teses (os 14 pontos), no Tratado de Versalles, e teve que se contentar com o Nobel da Paz de 1919.

2.Teria sido a intervensão do Império Britânico (Reino Unido, Canadá, India , Australia, Nova Zelandia, etc), menos importante do que hoje imaginamos, já que o moderado Premier David Lloyd George não conseguiu fazer prevalecer suas posições, mesmo com a proximidade ideológica com os americanos?

3.Teria sido a intervenção francesa substancialmente mais importante que nos fazem crer hoje, já que Georges Clemenceau, "o Tigre", fez seus dois principais aliados "engolirem" uma redação draconiana, que de tão drástica tornou a Alemanha ingovernável, com as consequências que hoje conhecemos. O próprio Marechal Foch, Generalíssimo Comandante Supremo Aliado, apesar de francês, discordava e achava excessivo (mas isso não era da sua alçada).


Obs.: O Império Britânico não era militarmente tão poderoso como hoje se imagina, já que como pode-se deprender, não seria razoável uma disputa mano à mano entre ele e o Império Alemão.

Emile Bian



  Fechar